1. O Projeto
Resumo executivo (duas páginas no máximo) – Este é o lugar onde você reúne, de maneira resumida, todas as idéias desenvolvidas ao longo do Plano de Negócios. O resumo executivo tem o papel de transformar as partes soltas de sua empresa num todo coerente e objetivo. Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócios, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do seu plano.
Missão da Empresa (um parágrafo) – A missão expressa o papel desempenhado pela empresa no ambiente no qual está inserida, representa a identidade da empresa. É a razão de ser da empresa – procura determinar o seu negócio e por que ele existe. Está relacionada aos propósitos maiores que norteiam os esforços da empresa a longo prazo.
Definição do Negócio (Objetivo) – Neste tópico você descreverá o conceito do negócio. Procure listar os benefícios que você oferecerá a seus clientes. Evidentemente, liste também quais necessidades esses benefícios buscam atender. Além dos benefícios que seu futuro negócio oferecerá, mencione de que maneira a empresa pretende atender àquelas necessidades. Você deverá responder questões gerais relativas à concepção de seu negócio, como: Qual é o seu produto/serviço?; Quem é o seu cliente?; Que problema/necessidade seu produto/serviço irá solucionar?; O que poderá ser feito a partir de seu produto/serviço que antes não era possível fazer?
2. Plano de Marketing
- – Ambiente do Mercado;
- – Definição do Produto e Características Técnicas do Produto;
- – Identificação do público alvo/perfil do consumidor em potencial;
- – Análise competitiva/oportunidades e ameaças;
- – Fornecedores;
- – Concorrência;
- – Espaço de mercado: imediações, Cidade, Estado e Região.
A análise do mercado é a parte mais importante de seu Plano de Negócios, principalmente a análise da clientela. Lembre-se de que a razão de ser de qualquer negócio são os seus clientes. Nesta parte do plano, provavelmente você deverá realizar pesquisas para conhecer melhor seus clientes potenciais.
Com relação ao estudo do mercado, você deverá analisar:
Clientes:
- – Qual o seu perfil, em termos de faixa etária, sexo, nível de escolaridade, nível de renda, região de moradia, estilo de vida etc?
- – Quais produtos/serviços atendem às suas necessidades?
- – Onde efetuam suas compras?
- – O que consideram mais importante quando da aquisição dos produtos/serviços (qualidade, higiene, garantia, entrega, atendimento etc.)?
- – Com que freqüência compram os produtos/serviços?
- – Quanto estão dispostos a pagar pelo produto/serviço?
- – Quais as principais características que atribuem ao produto e serviço?
- – Qual o potencial do mercado atual?
Concorrentes:
- – Quantos e quais são?
- – Qual a participação de mercado?
- – Qual o tamanho em termos de faturamento, número de lojas, número de funcionários?
- – Qual a linha de produtos e serviços comercializados?
- – Qual o desempenho financeiro? (se possível)
- – Localização
- – Imagem
- – Quais as estratégias de comunicação/promoção e preços?
- – Aspectos operacionais – horário de funcionamento, entrega, garantia e manutenção, embalagens, outros
- – Qual a política de crédito?
Fornecedores:
- – Quantos e quais são?
- – Linha de produtos e serviços comercializados
- – Perfil – atividade, localização/distância, produção, principais clientes (podem ser nossos concorrentes?)
- – Políticas de atuação – preços, prazos, condições de entrega, garantias etc…
- – Qual a qualidade dos produtos/serviços?
3. Plano de Vendas
- – Estratégia geral de vendas
- – Distribuição
- – Política de preços
- – Propaganda e Promoção
- – Pós-venda e garantia
Use este tópico para resumir e destacar os principais pontos de sua previsão de vendas. Explique as suas previsões e enfatize os principais pontos e premissas que usou.
Após a elaboração desta parte, algumas das principais questões que você deverá estar apto a responder são:
- – Qual o segmento e nicho de mercado que pretende atingir?
- – Quais as necessidades de seu público-alvo em termos de abrangência de solução e preço?
- – Qual a forma de empacotamento?
- – A empresa licenciará a tecnologia, produzirá e venderá os produtos, distribuirá no mercado?
- – Quais os canais de distribuição?
- – Como a empresa posicionará seu produto frente à concorrência?
- – A empresa dispõe de material publicitário acerca de seus produtos/serviços?
- – Quais os esforços da empresa no sentido de melhorar, manter ou proteger sua imagem?
4. Aspectos Operacionais
- Localização: o empresário terá uma visão geral e detalhada da localização do empreendimento, considerando:
- – facilidade de acesso, de comunicação e visibilidade;
- – volume de tráfego, local para estacionamento, nível de ruído;
- – condições de higiene e segurança;
- – proximidade de concorrentes e similares;
- – facilidade para aquisição de matéria-prima e recrutamento de mão-de-obra;
- – infra-estrutura de serviços – energia elétrica, telefone, gás, água encanada etc.;
- – atendimento às possíveis exigências da legislação sobre localização e outros aspectos que poderiam influenciar na operacionalização da empresa.
Processo Operacional – neste aspecto o empresário terá que possuir o conhecimento do funcionamento da empresa, desde a entrada de matéria-prima ou dos insumos até a obtenção dos produtos e serviços finais; engloba, ainda, as questões de tecnologia, layout das instalações e outros aspectos do processo produtivo;
Equipamentos – máquinas, material de consumo e serviços técnicos:
o empresário terá uma análise técnica de todos esses recursos, respeitando as situações e as características próprias de cada empreendimento.
5. Aspectos Administrativos
– Estrutura Organizacional: definição dos cargos dentro de um organograma funcional (funcionograma).
– Descrição das funções e atividades de controle: detalhamento das funções, atribuições e atividades de cada cargo dentro da estrutura e relacionando todos os controles necessários ao gerenciamento do negócio.
– Definição da equipe de capital humano (quantitativa e qualitativa): projeção de todo o pessoal que será necessário para dar andamento ao negócio. É importante identificar o número de pessoas necessárias para cada tipo de trabalho e que especialização/qualificação deverão ter. Não pensar apenas no processo operacional, lembrar que é preciso também pensar no processo administrativo/burocrático.
6. Aspectos Jurídicos
- – Regime Jurídico da Empresa;
- – Estrutura Societária;
- – Aspectos Fiscais e Tributários (ramo de atividade);
- – Registro de Nome da Empresa e de Patentes Tecnológicas;
- -Aspectos Burocráticos da Abertura da Empresa.
Neste tópico você irá descrever como sua empresa será do ponto de vista jurídico. Explique o regime jurídico escolhido (sociedade limitada, sociedade simples etc) e a opção pelo recolhimento de determinados impostos (Simples, Imposto de Renda sobre Lucro Presumido). Descreva também se sua empresa estará sujeita a determinadas legislações específicas (Vigilância Sanitária, Secretaria da Agricultura etc.).
7. Aspectos Econômico-Financeiros
- – Investimento inicial;
- – Despesas fixas;
- – Resultado financeiro projetado;
- – Projeção do movimento de caixa.
Após a elaboração desta parte, algumas das principais questões que você deverá estar apto a responder são:
- – Qual o montante de recursos que será necessário investir para a concretização do projeto?
- – Que montante a empresa espera levantar agora? Quanto mais adiante? Como?
- – Quão rentável espera-se que seja o negócio?
- – Quando a empresa espera tornar-se rentável?
Estimativa do investimento de capital – Inclui o investimento inicial no empreendimento – ativos fixos mais as despesas pré-operacionais. Sob o aspecto econômico-financeiro, o investimento de capital deve submeter-se a uma tríplice exigência: rentabilidade, liquidez e segurança. O orçamento de capital implica em relacionar todos os bens produtivos – com seus respectivos custos, incluindo os de instalação – que deverão ser adquiridos ou arrendados para permitir o desenvolvimento da atividade proposta.
Projeção de Fluxo de Caixa – Previsão das entradas e saídas de caixa ao longo de um período determinado, visando orientar a gestão financeira da empresa.
Projeção de Demonstração de Resultado – Previsão do resultado ao longo de um período determinado, visando orientar a gestão econômica da empresa.
Estimativa de Capital de Giro – A partir do fluxo de caixa, deve-se estimar o capital de giro necessário ao funcionamento da empresa, abrangendo a gestão dos valores a receber e a pagar, bem como os estoques e provisões.
Estrutura dos Custos e Formação do Preço de Venda – Efetuar avaliação dos custos fixos e custos variáveis da empresa, o que possibilitará formar os preços dos produtos ou serviços e desenvolver controles gerenciais para medição de custos e produtividade.
Análise Econômico-Financeira do Investimento – Utilizaremos os seguintes indicadores tradicionais que permitem uma visão do negócio, considerando a tríade de exigências (liquidez, segurança e rentabilidade), entre os quais:
– Tempo de Retorno do Investimento (Payback-PB): para análise da liquidez – em quanto tempo o investimento será recuperado;
– Valor Atual Líquido (VAL): para análise da segurança de autofinanciamento – possibilidade do empreendimento gerar fluxo de caixa suficiente para pagar o investimento inicial;
– Taxa Interna de Retorno (TIR): para análise da rentabilidade do negócio-taxa de retorno que o empreendimento deverá oferecer.
Qualquer que seja o instrumento de análise, é necessário conhecer um conjunto de variáveis que auxiliarão na análise econômico-financeira da opção de investimento de capital pretendida. Estas variáveis são:
– Investimento Líquido Inicial (ILI): é representado pelo valor total de aquisição dos bens produtivos, incluindo-se todos os custos de instalação que porventura vierem a existir;
– Entradas de caixa líquidas geradas pelo investimento (EC): são resultantes da diferença entre as receitas de vendas projetadas para o período analisado, menos os custos totais destas, incluindo-se os impostos a serem pagos;
– Custo do Capital utilizado (CC): representa, em termos percentuais, os custos dos recursos utilizados para financiar o negócio pretendido, independentemente de serem recursos próprios ou de terceiros. Uma das formas de identificar este custo baseia-se na análise das taxas de longo prazo que estão sendo praticadas no momento e a tendência de sua variação no período considerado;
– Vida útil do Projeto (VUP): é uma decisão voluntária, baseada na identificação do possível resultado econômico-financeiro do negócio. Mesmo que se imagine uma vida útil infinita, para fins de estudo, é necessário fixar um horizonte temporal, não muito distante, que permitirá efetuar as análises desejadas e verificar se os empreendimentos são economicamente viáveis. Normalmente, este período pode coincidir com o tempo de vida útil dos principais ativos produtivos a serem utilizados.
Avaliação Econômica-Financeira do Plano – Ponto de equilíbrio, é o volume de vendas mínimas para que a empresa não tenha prejuízos.
Ponto de Equilíbrio = Custo Fixo X Receita Total / Preço
Rentabilidade é o percentual que representa o quanto mensalmente rende o investimento total.
R% = (Lucro Operacional) x 100 / Investimento Fixo + Capital de Giro
Retorno do Investimento representa quantos meses a empresa levará para pagar o investimento realizado.
Retorno = Investimento Fixo + Capital de Giro / Lucro Operacional
Acesse o software gratuito e monte o seu Plano de Negócios.
Prezada Gilmara
A sua meta de vendas deve cobrir todos os seus custos (impostos, fixos, variáveis), pagar o salário da funcionária e o seu pró-labore e ainda sobrar para você poupar para reinvestir no negócio. O seu grande desafio será vender, vender e vender todos os meses. E vender por um preço que te dê lucro e que o mercado esteja disposto a pagar.
Por isso o controle de estoque, finanças, impostos, custos, cálculo do preço de venda, margem de contribuição no lucro por produto deve ser feito na ponta do lápis. Ou seja, você precisa de controles gerenciais, entender as reais demandas do mercado, volume e frequência de compra do seu futuro público; ter bem redondo o processo de compra/venda. Por exemplo, se você comprar do seu fornecedor para pagar à vista, você só vai poder vender esta mercadoria à vista. Lembrando que, no caso de venda com cartão de crédito/débito você levará entre 45 e 60 dias para receber da operadora sendo que elas cobram uma taxa de 3% a 5% por transação além do alguel das máquinas.
Nas unidades do Sebrae têm várias palestras e cursos nas mais diversas áreas da gestão de uma empresa. Ligue para 0800-570-0800 para saber qual é a grade de programação na unidade mais próxima de você.
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
Prezada Fernanda Andrade
As regras/critérios para se viabilizar um financiamento para abertura e capital de giro de um novo negócio pode ser diferente de uma instituição financeira para outra: tipos de garantias exigidas, taxas e juros, prazo de pagamento,etc.
Converse com os gerentes dos bancos que atuam na sua cidade e veja quais tem linhas de crédito para o seu tipo de demanda e quais são as exigências de cada um.
Quanto ao cartão BNDES acesse (http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Navegacao_Suplementar/Perfil/Micro_Pequena_e_Media_Empresa_e_Pessoa_Fisica/)
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
Olá,
Para conseguir um empréstimo para abrir um negócio, eu preciso ser pessoa jurídica, certo? Que garantias preciso dar ao banco para conseguir o empréstimo, uma vez que meu negócio ainda não começou e o BNDES faz esse tipo de financiamento?
Estou comprando um ponto comercial de uma loja já montada de roupas masculinas e femininas. Vou pagar 15.000,00 pelo ponto e 1300,00 de aluguel mensal, e mais uns 600 a 700,00 para minha sobrinha que cuidará da loja. A loja não possui estoque, só prateleiras e manequins….vou precisar enche-la de estoque, e fazer a “papelada” de abertura de empresa, contratar cartão de crédito. Qual o valor mensal que deverei vender para cobrir as despesas e obter lucro ? Podem me dar umas dicas ?
Prezada Fernanda Andrade
Seguem as dicas para se planejar e abrir uma loja de bijoux (http://vix.sebraees.com.br/ideiasnegocios/arquivos/LojadeBijuterias.pdf).
O Negócio Certo (www.negociocerto.sebrae.com.br) é um programa de orientação empresarial on line que se você seguir todas as etapas terás no final um plano de negócios que vai permitir a você responder as perguntas que fez acima.
Quanto ao financiamento é melhor você começar a conversar com os gerentes dos bancos que atuam na sua cidade para que você possa conhecer quais são os critérios de cada um para viabilizar um empréstimo.
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
Olá,
Quero montar uma loja de folheados. Já tenho fornecedores, o ponto e a logomarca.
Minha dúvida é saber quanto teria que ter para investir no negócio? quantos meses de aluguel e salário tenho que ter guardado, caso a empresa não dê lucro no começo? Onde consigo financiamento para pequenos negócios? entre outras dúvidas.
Tentei baixar o plano de negócios do SEBRAE
Prezado Gilvanez
Realmente, o link estava com problemas, já fiz os ajustes (http://www.sebraesp.com.br/QueroAbrirUmaEmpresa/ProdutoseServicos/ViaInternet/PlanoDeNegociosSPPLAN/Paginas/SP-Plan.aspx).
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
Olá,
não consigo baixar o plano de negócios… vocês podem me ajnudar?
Pra mim quando clico mostra que a página não pode ser exibida.
grata pelo retorno.
Gilvanez
Prezado Douglas
Um bom caminho seria conversar com os fornecedores (fabricante, distribuidor) deste produto na sua região. Eles sabem quanto vendem deste item na sua região.
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
olá, Gostaria de saber como eu faço para conseguir dados como o ganto gira de dinheiro da venda de um determinado produto em uma determinada região.
grato
Douglas
Prezada Taiza Greca (BS),
As informações que você não dispõe no momento da elaboração do plano de negócio, poderão serem preenchidas através de estimativas ou expectativas (Ex. faturamento, Plano de Vendas), ou com base em pesquisas realizadas no mercado e concorrentes. Quanto aos fornecedores, você poderá citar os prováveis, sendo que, não necessariamente estará obrigada a negociar com eles.
Qualquer duvida na elaboração do Plano de Negócios, procure uma unidade mais próxima do SEBRAE, para que nossos colaboradores ou consultores, possam lhe auxiliar.
Acesse também os seguintes artigos sobre Plano de Negócios.
1) Passos para criar um Plano de Negócios
2) Quais os passos para elaborar um Plano de Negócios:
3) O que é Plano de Negócios – como elaborar? Parte 1:
4) O que é Plano de Negócios – como elaborar? Parte 2:
Boa Sorte e Sucesso!
Beco com Saída
Prezada Ana Paula
Segue a cartilha do que você deve considerar ao se criar uma pesquisa de mercado (http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/24131C962E2F9B6C0325714700683043/$File/NT000AFB3A.pdf).
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vileal
Olá…estou terminando a minha faculdade de Administração e junto com essa parte teórica que aprendi nasceu a vontade de ter meu próprio negócio, tenho várias idéias, mas ainda não tenho nada definido. Eu queria fazer uma pesquisa na minha região para saber o que falta para as pessoas nessa região. Entende?Vocês tem algum modelo de pesquisa para me ajudar?
Acho que não soube fazer minha pergunta. Vamos lá. Estou desenvolvendo um Plano. Sou autônoma, arquiteta. Gostaria de fazer uma plano para uma loja multimarcas na área de móveis, decoração e presentes. Caso esse plano apresente sucesso colocarei em prática. Já tenho contato com alguns fornecedores, contatos superficiais, apenas um desejo de uma futura parceria. Mas todos pediram para apresentar o plano de negócios para avaliar. Mas não sei como apresentar já que não tenho os itens (de acordo com os aqui publicados): Fornecedores. Eu esperava que com esse contato pudesse preencher. Devo apresentar apenas o croqui da idéia, para eles comprarem e assim ter um material concreto para finalização do plano? Já que quando não preenchemos um item outros também ficam pendentes (como o 3. Plano de Vendas, 7. Aspectos Econômico-Financeiros).
Espero ter me expressado melhor desta vez.
Atenciosamente,
Prezada Taiza Greca
Perdão, mas não entendi a sua demanda. Que tipo de parceria você tem proposto aos seus futuros prováveis fornecedores: prazos de pagamento, descontos?
Com relação aos custos, você vai usar a estratégia de comprar por atacado ou poucas peças por coleção?
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
Olá,
Estou um pouco perdida sobre plano de negócios para uma loja multimarcas. Para mim, para fazer as parcerias com os fornecedores que desejo seria ideal ter o plano finalizado, mas como faço se muitos itens dependem desses fornecedores, Aspectos Econômico-Financeiros… Se puder me ajudar, me orientar.
Atenciosamente,
Prezado Alexandre
Acesse (http://www.sebraesp.com.br/QueroAbrirUmaEmpresa/ProdutoseServicos/ViaInternet/PlanoDeNegociosSPPLAN/Paginas/SP-Plan.aspx).
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
Estou querendo baixar o Programa de Planos de Negocios e nao estou conseguindo acesso.
Alguem sabe onde posso baixar
Obrigado
Prezada Carenna França
Creio que você não vai encontrar este tipo de informação consolidada, por exemplo, em um site. Isso vai demandar pesquisa na cidade: clientes, usuários de outros fornecedores deste mesmo tipo de serviço, fornecedores, parceiros,etc. Estruture um roteiro simples para conversar, por exemplo, com os fornecedores de música, alimentos e bebidas, garçons, decoração, iluminação,etc. Depois converse com os clientes para saber qual é o desejo das pessoas em relação a este tipo de espaço na cidade.
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
Olá!
Estou planejando a criação de uma casa de eventos e gostaria de montar meu plano de negócios, mas não tenho conseguido dados à respeito deste mercad: público alvo, barreiras, etc. Gostaria de ter alguma orientação à respeito. ou saber onde posso encontrar este tipo dado.
Grata desde já!
Prezada Lis
Um bom modelo de negócio responde a algumas perguntas de Peter Drucker – o maior guru em gestão atualmente: “Quem é o cliente?” e “O que é valor para o cliente”. Também responde perguntas fundamentais que qualquer gestor deve se perguntar: “Como nós fazemos dinheiro nesse negócio?” e “Como nós podemos oferecer valor para o cliente com um preço apropriado?”. Ele define a natureza de atuação comercial que uma empresa irá executar, como ela irá vender seus produtos e serviços. Define o valor que uma organização oferta aos seus consumidores com o objetivo de gerar lucro e sustentabilidade à empresa.
Plano de negócio (http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/797332C6209B4B1283257368006FF4BA/$File/NT000361B2.pdf) é uma outra coisa. Não temos “modelos prontos” para cada tipo de negócio. Criamos um roteiro que pode te orientar a construir o seu de acordo com a sua capacidade de investimento e do público que você pretende atender.
Nas unidades do Sebrae temos palestras que tratam deste assunto. Ligue para 0800-570-0800 e veja qual é a grade de programação na unidade mais próxima de você.
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
Preciso de um modelo de negocio para uma confecçao feminina, como consigo esse material.
no aguardo
Prezada Fernanda Carvalho
Respostas para as suas perguntas você só vai obter através de uma pesquisa de mercado (http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/24131C962E2F9B6C0325714700683043/$File/NT000AFB3A.pdf) começando pela ABAV (http://www.abav.com.br/) que tem indicadores sobre o setor.
Onde e como você e os seus amigos têm organizado as suas viagens? Usam a web somente para pesquisas e não para compras de passagens e reservas?
Qual o canal mais utilizado pelas pessoas na cidade onde você pensa em montar a sua agência?
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
Gostaria de saber quais são as maiores dificuldades para criar uma agência de viagens? e saber de quem está no ramo a mais tempo, por que tem se fechado tantas agências? A internet tem sido uma ameaça tão grande assim para as agencias?
Prezada Claudia Santos,
Sobre a venda bruta da empresa há incidência de impostos e das despesas fixas, para manutenção da loja, sendo assim, em nosso entendimento, o pagamento dos 40% a sua mãe, deveria ser realizado após o abatimento dos impostos e das despesas fixas, inclusive aluguel, sobre o valor da venda bruta.
Em outra alternativa, você poderá estabelecer um salário mensal fixo, mais comissão (em percentual) sobre o valor das receitas totais da loja, incentivando assim o crescimento constante das vendas.
Sucesso!
Beco com Saída
Paulo Henrique
Boa noite a todos!!!
Eu montei uma loja de cosméticos a 1 mês. Minha despesa fixa está girando em torno de 800,00 . Fiz um acordo com a minha mãe que ela cuida durante a semana e 2 sabados no mês eu vou, para ela estou pagando 40% da venda bruta. Fechei primeiro mês com venda se 900,00 e tirando os 40% dela ficou muito pouco para pagar as despesas fixas e outras cositas de começo do negócio. A duvida é a seguinte, será que a divisão dos valores deveria ser em cima do lucro e não da venda bruta? Ha esqueci de comentar, o aluguel agente abate antes de realizar a divisão.Muito obrigada.
Prezada Francine Ferreira
Mais informações sobre o EI (Empreendedor Individual) você consegue aqui: http://www.portaldoempreendedor.gov.br
Quanto as regras da ANVISA para manipulação, armazenamento e produção de alimentos você encontra aqui: http://www.sebraesp.com.br/midiateca/publicacoes/saiba_mais/juridico/vigilancia_sanitaria
A produção dos alimentos deve seguir as regras da ANVISA por uma questão de segurança da sua empresa e de saúde pública, pois se algum alimento seu causar algum dano para um cliente o problema será da sua empresa. Por isso é importante se preocupar e seguir as regras de segurança alimentar.
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
Faço pães de mel, bolos e doces nacozinha da minha casa, não tenho um espaço próprio. Estou tendo dificuldade de comercializar o pão de mel, devido não ter como emitir nota fiscal. Gostaria de saber como posso me cadastrar no MEI, quanto a anivisa. Penso em me cadastrar como confeiteiro, mas como fica o caso de fazer os produtos em casa.
Prezada Simone Rabelo
Sim, você deverá observar algumas normas imposta pela Lei 8.112/90, que institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federai, bem como, as Leis Estaduais e Municipais.
Então no âmbito federal, deve ser observadas as seguintes regras
• Voce poderá participar de uma Sociedade Limitada, somente como sócia quotista, não exercendo atos de administração e/ou gerência;
• A empresa não poderá ser constituída como Empresário Individual, bem como, Empreendedor Individual.
Sugerimos para impedimentos quanto as Legislações previstas nos âmbitos estadual e municipal, que consulte as Secretarias de Gestão / Recursos Humanos de seu Estado ou Município.
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
tenho um pequeno comercio de variedades, gostaria de legaliza-lo, mas sou funcionária publica isso implica em algumas objeções?
Prezada Tamires Souza
A infra-estrutura de um empreendimento é única e precisa ser construída de acordo com o perfil de clientes e o território onde pensa em atuar, sem falar na capacidade de investimento e de capital de giro disponível para abrir, pagar as despesas e se manter até que o negócio comece a dar lucro. Qual vai ser a sua estratégia de vendas? O grande desafio não é abrir a empresa, o grande desafio é VENDER. Se você vender os seus serviços todos os dias os outros itens você tem como resolver.
Se inscreva no programa de orientação empresarial à distância – Negócio Certo (http://www.negociocerto.sebrae.com.) enquanto você vai pesquisando e criando o seu modelo de negócio. Enquanto isso você vai aprendendo conceitos e técnicas de planejamento e gestão para aplicar na sua futura empresa.
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
Olá. Pretendo iniciar o atendimento em Home care na minha aréa de atuação (nutrição), e montar um consultório de Nutrição para atender pacientes saudaveis ou com comorbidades e praticantes de atividade física. Para ambos os casos, poderiam me sugestionar um plano de negócio, com todos os materiais/equipamentos e recursos necessarios?
agradeço.
Prezada Eveliny
Você pode ligar para o 0800-570-0800 e agendar um atendimento presencial na unidade do Sebrae mais próxima de você para conversar com um consultor em gestão empresarial. Faz parte do processo de consultoria uma conversa aprofundada que gera um dignóstico sobre os problemas de determinada área (finanças, custos, vendas, rh, marketing,etc) e deste diagnóstico é construído um plano de ação para que o empreendedor vá tornando realidade cada uma das ações escolhidas para melhorar o processo de gestão daquela empresa.
Por exemplo, neste plano de ação pode contar que o empreendedor precisa de capacitação na área de gestão financeira para que possa entender os conceito, técnicas e ferramentas e como aplicar tudo isso na sua empresa. Nas unidades do Sebrae temos várias palestras e cursos específicos nesta área para que o empreendedor se organize para fazer. Temos opções de capacitação presencial e on line como é o caso do programa Negócio Certo (http://www.negociocerto.sebrae.com.br/) e dos cursos on line (http://educacao.sebrae.com.br).
Veja também:
1) Vários modelos de planilhas e os seus respectivos conceitos e aplicabilidades para gerenciar uma empresa: Instrumentos gerenciais: http://www.sebrae.com.br/momento/tenho-um-negocio-com-menos-de-2-anos/gestao/abri-minha-empresa-e-agora/instrumentos-gerenciais
2) O lucro não vem por acaso: https://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2008/10/14/o-lucro-nao-vem-por-acaso/
3) Erros e acertos na gestão empresarial http://acdematos.wordpress.com/2009/08/03/75/
4) Desafios empresariais – http://acdematos.wordpress.com/2009/07/17/desafios-empresariais/
5) Quais informações eu preciso ter DIARIAMENTE sobre o meu negócio? https://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/08/11/quais-as-informacoes-que-preciso-no-dia-a-dia-do-meu-negocio/
6 – Quais são os controles básicos de gestão? https://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/01/16/quais-sao-os-controles-basicos-de-gestao/
7 – Como estabelecer os processos e rotinas na minha empresa? https://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/01/13/como-estabelecer-as-rotinas-e-os-processos-da-minha-empresa/
8 – O que é capital de giro e como administrá-lo? https://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/05/11/capital-de-giro-onde-encontrar/
9 – A importância administração do capital de giro – https://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2008/10/04/a-importancia-da-administracao-do-capital-de-giro/
10) Cartilha como fazer o fluxo de caixa: http://www.sebraesp.com.br/midiateca/publicacoes/saiba_mais/financas/fluxo_caixa
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Beco com Saída
Vivianne Vilela
Bom dia,
Tenho uma loja de cosméticos e estou enfrentando alguns problemas quanto ao gerenciamento. Fui numa reunião do SEBRAE e um consultor pegou meus dados e prometeu fazer uma visita para me acompanhar. Até hj espero que ele apreça ou ligue pelo menos pra dizer que não vem. Não é porque meu comércio é pequeno que ele não possa ser grande um dia. E não senti muita segurança no momento em que fui contatctá-lo. Não no sentido que ele não tenha conhecimento, mas as informações que eu queria ele não me dava respostas completas, escreveu algumas coisas num rascunho, como se tivesse fazendo pouco caso. Tenho muita vontade e quero aprender a gerenciar meu negócio e preciso muito de ajuda. Se não é grátis, ele poderia me dizer que eu pediria pra ele fazer um orçamento. Estou fazendo dois cursos on-line, mas preciso de um consultor para trabalhar diretamente sobre os problemas que estou enfrentando.
Prezado André Marques
Obrigada. É bom saber que o conteúdo que publicamos aqui no Beco é relevante e prático para os empreendedores.
Com relação a abertura de uma empresa segue o manual com as dicas para legalizar a empresa (http://www.sebraesp.com.br/midiateca/publicacoes/saiba_mais/juridico/legalizacao_guia_empreendedor). Com relação a fornecedores acesse o Catálogo NEI (http://www.nei.com.br/index.aspx) para que possa encontrar os que atuam mais próximo ou na sua região. Quanto ao financiamento isso só vai ser possível junto às instituições financeiras que atuam na sua região. O Sebrae não empresta dinheiro.
Veja também:
– o que pode ser financiado – https://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2010/02/12/quais-investimentos-podem-ser-financiados/
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Beco com Saída
Vivianne Vilela
Boas…
Parabéns pelo blogue está muito bom e tem informações muito úteis para pessoas que tem espírito empreendedor.
A minha situação é a seguinte, minha e de mais dois colegas meus. Ambos tiramos o mesmo curso profissional de Informática de Gestão e estamos desempregados.
A nossa ideia visto que não arranjamos trabalho é abrirmos a nossa própria empresa no sector de informática, não temos é o dinheiro para começar com o negocio.
Gostava de saber quais os meios e incisivos que há para poder abrir a empresa.?
E a onde posso encontrar fornecedores de material informático?
Obrigado desde já…
Prezada Aparecida Moura
O SEBRAE não faz empréstimos e/ou financiamentos. Isso só é possível junto às instituições financeiras que atuam na sua região. Se a possibilidade de um empréstimo não for viável, que tal buscar sócios? Pense nisso.
Sucesso
Beco com Saída
Gostaria de informações de como abrir uma creche para idosos, sou enfermeira graduada, tenho mt garra e determinaçao, porém capital,não disponho, como consigo capital no sebrae?
Prezado Ricardo Freitas
Algumas dicas para você planejar e abrir a sua auto-elétrica (http://www.sebraesp.com.br/midiateca/publicacoes/comece_certo/comercio_servico/auto_eletrica).
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Beco com Saída
Vivianne Vilela
Boa tarde!!!
Tenho muito interesse em abrir uma auto-elétrica, gostaria de saber primeiramente quais são os passos que tenho que tomar.
Tenho um restaurante com 3 meses de vida num centro comercial muito bom e popular no RJ e tive a ideia de colocar self service e disque quentinhas para atingir 2 publicos diferentes no mesmo estabelecimento.
Aparentemente a empresa anda bem estou conseguindo pagar as contas mensais como aluguel, funcionários, luz, etc ..
Mas por outro lado não estou conseguindo ver lucro algum, pois praticamente grande parte da féria diária está sendo gasta em reposição de comidas e bebidas, e o pouco que sobra reservo em banco para o pagamento dessas contas.
Gostaria de saber se estou tarabalhando certo em termos de preço (R$ 16,90 kg e 6,00 quentinha) e em gastar diáriamente essa grande parte da féria diária.
Gostaria também que mandassem uma sugestão de cardápio acessível, haja visto que o ramo é lucrativo mas o também com gastos elevados.
Aguardo um retorno,
Desde já agradeço
Luiz Felipe
Prezada Meire Cristina
Informações básicas sobre agências de viagens acesse (http://www.sebraesp.com.br/midiateca/publicacoes/comece_certo/servicos/agencia_viagens_turismo).
Quanto as melhorias no processo de gestão da sua agência sugiro que agende um atendimento presencial com um dos nossos consultores em gestão empresarial na unidade do Sebrae mais próxima de vocês através do 0800-570-0800. Temos também vários cursos e palestras presenciais que podem te ajudar.
Temos também, cursos on line, gratuitos: Análise e planejamento financeiro e Venda mais e melhor (http://educacao.sebrae.com.br) para aprender conceitos e técnicas de gestão para aplicar na sua agência.
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Beco com Saída
Vivianne Vilela
Bom dia,
Amigos precis ode ajuda temos uma pequena agencia de viagens, e quero apreder a gerir e ter sucesso neste negocio. por acaso vcs tem algo ja pronto e especifico para agencia de viagens.?
gostaia tbm de saber sobre acessoria direta a empresa, precis ode alguem para nos ajudar a direcioanar nossa empresa para que possamos investir de maneira correta.
desde ja agradeço
Cara Vivane,
Trabalho com prestação deserviços em projetos de engenharia, gostaria de saber se você um modelo de plano de negócios comercial para balizarmos nossas ações, com metas, ações, medição de resultados, atualização e redefinição de metas.
Fiz o download do programa SP Plan mas acho que ele é mais genérico e parece ser mais voltado para iniciar uma nova empresa ou idéia.
Att.
Carlos.
OBRIGADA PELO RETORNO.
Prezada Cristina Bispo
Não entendi a sua demanda.
– Você quer informações sobre onde achar um relatório de confecções pronto?
– Você quer montar um relatório, por setor, da sua confecção?
Se for a primeira opção não temos um relatório por setor dentro de uma confecção. Temos um site específico com dados do universo têxtil e de confecções (http://www.sebrae.com.br/setor/textil-e-confeccoes) onde você poderá obter informações sobre o setor.
Caso seja a segunda a sua necessidade isso pode ser feito em cima do planejado (metas, objetivos, mercado, custos, produtividade, desgaste dos equipamentos, pessoal,etc) feito por você para que a sua confecção como o todo atinja os seus objetivos. Que no final precisa ser LUCRO em todas as etapas do processo produtivo e de comercialização.
Se precisar de ajuda para montar um mapa da sua confecção agende um atendimento presencial na unidade do Sebrae mais próxima de você (0800-570-0800) para conversar com um dos nossos técnicos. Ou se preferir, você pode se matricular no curso on line, gratuito, Análise e Planejamento Financeiro (http://educacao.sebrae.com.br) onde poderá aprender alguns conceitos e técnicas de gestão financeira para serem aplicados na sua confecção.
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Beco com Saída
Vivianne Vilela
Por gentileza como conseguiria um relatório do planejamento de trabalho de uma confecçao setor.
Tipo uma direção pra cada lider de setor seguir.