Utilizando o demonstrativo de resultados do exercício – DRE.
A função desta ferramenta é a de informar se a empresa está obtendo lucro ou não nas operações pertinentes a um determinado período, geralmente de um mês.
Os valores que compõem o DRE devem corresponder ao mês que está sendo analisado, portanto, não necessariamente, se houve a efetivação dos pagamentos dos custos e dos recebimentos das vendas, naquele determinado mês.
O DRE possibilita diversas análises, como a do Lucro Líquido ou Prejuízo. Se a empresa tiver com valor negativo pode significar:
- Faturamento abaixo do ponto de equilíbrio, faturamento necessário para pagar os custos e despesas.
- Custos Fixos elevados em relação ao faturamento.
- Formação dos preços de venda com margens muito baixas de lucro ou até mesmo zeradas ou negativas, possivelmente os preços estão sendo calculados sem a inserção dos custos fixos.
- Despesas financeiras muito elevadas, devido, provavelmente, ao desconto de cheques ou duplicatas.
Prezada Marli
O seu caso demanda um atendimento presencial com um dos nossos consultores. Ligue para 0800-570-0800 e agende um atendimento presencial na unidade do Sebrae mais próxima de você. No dia do atendimento tenha em mãos todos os documentos da empresa (balanços, demonstrativos de resultados,etc) para que possamos te ajudar a analisar os documentos, assim vai ficar mais fácil para você tomar as decisões.
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
Prezada Elizangela
O grande desafio nos primeiros anos de uma empresa é justamente vender, vender, vender, vender e vender pelo preço que cubra os seus custos e ainda te deixe lucro, mas que o mercado esteja disposto a pagar.
Como é a sua equipe de vendas? Ou melhor, qual é a sua estratégia de vendas? Como você faz para que os clientes que você já vende, comprem mais de você? Qual outro tipo de cliente pode vir a comprar de você? Por exemplo, as empresas que têm escritórios na sua região compram água mineral onde? Veja com a área de suprimentos destas empresas como é o processo de compra deles para o tipo de água que você vende.
Quantas águas você precisa vender por dia para cobrir, por exemplo, o valor do aluguel ou dos salários dos seus funcionários? Este pode ser um jeito de você começar a criar a sua meta de vendas diária,semanal, mensal. Quantas águas você precisa vender para pagar a conta de luz, água, IPTU?
Transforme em “moeda”-água tudo que você precisa pagar no final do mês. Assim você pode descobrir, por exemplo, quanto você tem que vender a cada mês para cobrir tudo isso e ainda te dá lucro. Pense nisso e depois volte aqui para contar a sua decisão.
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
olá bom dia! Tenho uma distribuidora de água e ja fazem 6 meses e não obtive lucro somente para manter as despesas como devo fazer de agora em diante investir ou vender a loja obrigada.
Tenho dois negocios diferentes, porem nao vejo lucratividade em nenhum. Estou em um beco sem saida.
Hoje nao sei qual caminho seguir se paro tudo e recomeço ate em outro local…. ou se continuo. Quero uma ajuda de como proceder para fazer uma anlise de lucratividade ou de quanto tempo ainda tenho de continua. Se estou no rumo correto mediante a quantidade de funcionaris versos produtividade….socorro.
Marli
Prezado Dejan Marcel
Existem cursos de gestão que servem para gerenciar qualquer empresa. Nas unidades do Sebrae você vai encontrar cursos e palestras (finanças, custos, cálculo do preço de venda, marketing, tributos, compras, rh, atendimento e relacionamento com clientes,etc). Ligue para 0800-570-0800 para saber a programação na unidade mais próxima.
Temos também, cursos on line (http://educacao.sebrae.com.br) que você pode se matricular a partir de janeiro de 2011.
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
Boa tarde!
Estamos iniciando um negócio no ramo de prestação de serviços, tais como, locação de maquinas e equipamentos, manutenção de motores elétricos industrias e mecanica de maquinas industriais, gostaria de saber se ha alguma cartilha ou curso gratuito especificamente a este seguimento de trabalho para complementar nossos conhecimentos a respeito da gestão deste negócio, ou dicas para termos sucesso nesta nova empreitada.
Obrigado.
euachei bom de +
Prezado Luís Fernando,
A informação que as Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte, não gera crédito está incorreta.
Caso a Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, revenda mercadorias ou insumos, há empresas não optantes pelo SIMPLES NACIONAL, para comercialização ou industrialização, as MEs ou EPPs podem gerar crédito, tendo como limite o ICMS devido na alíquota, conforme faixa de faturamento o qual está enquadrado, conforme previsto no parágrafo 1º do art. 23º da Lei 123/2006, abaixo citado.
“Lei 123/2006 – Art. 23. As microempresas e as empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional não farão jus à apropriação nem transferirão créditos relativos a impostos ou contribuições abrangidos pelo Simples Nacional.
§ 1º As pessoas jurídicas e aquelas a elas equiparadas pela legislação tributária não optantes pelo Simples Nacional terão direito a crédito correspondente ao ICMS incidente sobre as suas aquisições de mercadorias de microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, desde que destinadas à comercialização ou industrialização e observado, como limite, o ICMS efetivamente devido pelas optantes pelo Simples Nacional em relação a essas aquisições.
§ 2º A alíquota aplicável ao cálculo do crédito de que trata o § 1º deste artigo deverá ser informada no documento fiscal e corresponderá ao percentual de ICMS previsto nos Anexos I ou II desta Lei Complementar para a faixa de receita bruta a que a microempresa ou a empresa de pequeno porte estiver sujeita no mês anterior ao da operação”
De acordo com o previsto no Art. 2-A das Resoluções de nº 10/2007 e 60/2009, do Comitê Gestor do Simples Nacional – CGSN, a ME ou EPP que gerar crédito deve informar em campo próprio da Nota Fiscal a seguinte informação: PERMITE O APROVEITAMENTO DO CRÉDITO DE ICMS NO VALOR DE R$…; CORRESPONDENTE À ALÍQUOTA DE …%, NOS TERMOS DO ART. 23 DA LC 123/2006″.
“Resolução n 10 e 60/2009 – Art 2º-A A ME ou EPP optante pelo Simples Nacional que emitir Nota Fiscal com direito ao crédito estabelecido no § 1º do art. 23 da Lei Complementar nº 123, de 2006, consignará no campo destinado às informações complementares ou excepcionalmente, em caso de insuficiência de espaço, no quadro Dados do Produto, a expressão: “PERMITE O APROVEITAMENTO DO CRÉDITO DE ICMS NO VALOR DE R$…; CORRESPONDENTE À ALÍQUOTA DE …%, NOS TERMOS DO ART. 23 DA LC 123/2006”.”
Exceto nos casos abaixo citados, a ME ou EPP, não terá direito a gerar crédito, conforme previsto nos Art. 2-B e 2-C das mesmas resoluções:
Art. 2º-B A ME ou EPP optante pelo Simples Nacional não poderá consignar no documento fiscal a expressão mencionada no artigo 2º-A, ou caso já consignada, deverá inutilizá-la, quando: (Redação dada pela Resolução CGSN nº 60, de 22 de junho de 2009)
I – a ME ou EPP estiver sujeita à tributação do ICMS no Simples Nacional por valores fixos mensais;
II – tratar-se de operação de venda ou revenda de mercadorias em que o ICMS não é devido pelo Simples Nacional; (Redação dada pela Resolução CGSN nº 60, de 22 de junho de 2009)
III – houver isenção estabelecida pelo Estado ou Distrito Federal nos termos do § 20 do art. 18 da Lei Complementar nº 123, de 2006, que abranja a faixa de receita bruta a que a ME ou EPP estiver sujeita no mês da operação;
IV – a operação for imune ao ICMS; (Redação dada pela Resolução CGSN nº 60, de 22 de junho de 2009)
V – a ME ou EPP considerar, por opção, que a base de cálculo sobre a qual serão calculados os valores devidos no Simples Nacional será representada pela receita recebida no mês, na forma da Resolução CGSN nº 38, de 1º de setembro de 2008. – (TRIBUTAÇÃO PELO REGIME DE CAIXA)
VI – tratar-se de prestação de serviço de comunicação, de transporte interestadual ou de transporte intermunicipal. (Incluído pela Resolução CGSN nº 60, de 22 de junho de 2009)
Art 2º-C O adquirente da mercadoria não poderá se creditar do ICMS consignado em nota fiscal emitida por ME ou EPP optante pelo Simples Nacional, de que trata o art. 2º-A, quando: (Redação dada pela Resolução CGSN nº 60, de 22 de junho de 2009)
I – a alíquota de que trata o § 1º do artigo 2º-A não for informada na nota fiscal; (Incluído pela Resolução CGSN nº 60, de 22 de junho de 2009)
II – a mercadoria adquirida não se destinar à comercialização ou industrialização; (Incluído pela Resolução CGSN nº 60, de 22 de junho de 2009)
III – a operação enquadrar-se em situações previstas nos incisos I a VI do art. 2º-B. (Incluído pela Resolução CGSN nº 60, de 22 de junho de 2009);
Sendo assim, recomendamos reavaliar as informações recebidas, bem como, solicitar a assessoria de um contador para auxilia-lo nas questões tributárias de sua empresa.
Observe que as MEs ou EPPs geram créditos de ICMS, entretanto não geram créditos de IPI.
Sucesso!
Beco com Saída
Paulo Henrique
Boa tarde,
Tenho uma empresa e vendo para o pequeno varejo so que meus clientes etao exigindo crédito de ICMS, pois sou microempresa e nao dou credito do mesmo.
Em relacao as despesas que tenho (impostos cerca de 5% sobre o faturamento mais os encargos sociais do inss se eu passar para o regime fiscal normal de dar crédito aos meus clientes quanto realmente vai impaquitar em %?
Prezada Raimunda Silva Santos
Para responder a sua pergunta e te ajudar no processo de reflexão te recomendo a leitura do post (https://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2008/07/31/o-que-e-que-esta-dando-dinheiro/). E leitura da cartilha – O início de um novo negócio (https://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2008/07/31/o-que-e-que-esta-dando-dinheiro/).
Para organizar as suas idéias depois das leituras, recomendo o curso on line, gratuito – Iniciando um pequeno negócio (http://educacao.sebrae.com.br) para que possa aprender conceitos e técnicas de planejamento para abrir o seu futuro negócio.
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
GUERO SABER O GUE DA MAIS LUCRO MERCEARIA OU LOJA DE COSMETICO OU LOJA DE 199 OU ROUPA
Prezada Claudia Santos
Ponto de equilíbrio representa a quantidade de venda que precisa ser realizada mensalmente para gerar receitas suficientes para pagar todo o custo variável gerado, todas as despesas comerciais e todos as despesas fixas que a empresa tiver no mês. Ou seja, a lógica é “empatar”. Não ter lucro acumulado no mês, mas também não ter prejuízo.
* Significa que um volume de vendas inferior ao ponto de equilíbrio levará a empresa a ter prejuízo, pois, no final do mês, não terá dinheiro suficiente para pagar as contas das despesas fixas.
* Significa que um volume de vendas superior ao ponto de equilíbrio permitirá acumular lucro. É esse lucro que realmente importa. O lucro acumulado em um período, não somente o “lucro” proporcional de uma venda.
Note que, mesmo que tenha sido calculado lucro em cada venda, pode ser que o pagamento das despesas fixas mensais consuma todo esse “lucro” e no final do mês o resultado da empresa seja nulo ou dê prejuízo. Muitas empresas entram nessa situação porque realizam venda com “lucro”, mas nunca sobra dinheiro no final do mês. Por quê? Porque as despesas fixas levam tudo. A quantidade vendida é inferior ao necessário.
Para acumular lucro é necessário vender acima do ponto de equilíbrio.
Mais informações sobre ponto de equilíbrio:
1) O vendedor de sorvetes, a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio: https://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2010/07/01/o-vendedor-de-sorvetes-a-margem-de-contribuicao-e-o-ponto-de-equilibrio/
2) Ponto de equilíbrio: https://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/11/07/o-inicio-de-um-novo-negocio-parte-15/
3) Preço de venda: https://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/10/02/o-inicio-de-um-novo-negocio-parte-13/
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
Prezados eu ainda estou com duvida sobre a formula do ponto de equilibrio. Poderiam me ajudar?
CFT -800,00
CVT- 555,00
FAT- 900,00
O resultado da formula do ponto de equilibrio é o valor que tenho que vender no mês?Eu fiz os calculos de acordo com a formula e me deu um valor de 0,39…não entendi este valor.Obrigada
Boa noite!
Gosto muito do Sebrae, é uma empresa que nos mostra as coisas de forma clara e fácil de entender.
abraço
Prezada Catarina de Fatima Rezende
O início de qualquer negócio é sempre muito difícil. Exige total dedicação e muito esforço.
O nascimento de um empreendimento é a fase de trabalho muito intenso, árduo, estafante e normalmente, com pouco resultado em termos de lucros ou até mesmo de retirada de pró-labore pelos sócios.
É a hora em que se conhece a dura realidade de empreender versus o sonho de ter o próprio negócio.
A entrada no mercado obriga ao dono desempenhar um esforço muito grande para obter clientes, que gerem um volume de vendas suficiente para pagar todos os custos / despesas.
E esse esforço se repete todos os meses. A estratégia deve ser contínua, pois a sua empresa só se viabilizará, se houver volume de vendas que gerem lucro e lembre-se: isso precisa acontece sempre – todos os meses. É preciso vender e lucrar.
Acesse (http://www.sebraesp.com.br/midiateca/publicacoes/comece_certo/comercio/restaurante) para obter algumas dicas sobre gestão de restaurantes.
Se a empresa está no vermelho, presumidamente o negócio não está dando LUCRO. Isso é proveniente de causas, como por exemplo:
1) O volume de receitas/vendas mensais é insuficiente para pagar todas as despesas / custos e sendo assim, o negócio está dando um prejuízo nas suas operações.
2) Sera preciso aumentar as receitas/vendas.
3) Será preciso diminuir as despesas.
4) Analise quais são os gastos que estão extrapolando.
5) Adote medidas para economizar nas despesas fixas- energia, telefone, água, salários, aluguel etc.
6) Verifique se as retiradas mensais dos sócios (pró-labore) estão compatíveis, para evitar que tirem do Caixa da empresa, mais dinheiro do que é possível.
7) Procure avaliar cada gasto que a empresa tem. Lembre-se que é preciso ter austeridade.
8) É possível também que os preços cobrados pela execução dos serviços não seja suficiente para pagar as despesas Fixas + despesas Variáveis + despesas Financeiras e ainda, deixar LUCRO.
9) Creio que será necessário implantar os controles básicos de gestão na empresa.
10) É preciso levantar se a empresa tem dívidas, com quem, quais os valores, quais os prazos para pagar etc. Renegocie estas dívidas (valores das parcelas, juros cobrados, forma de pagamento, prazos)
Você pode se inscrever no programa de orientação empresarial, gratuito – Negócio Certo (http://www.negociocerto.sebrae.com.br/), se matricular no curso on line – Análise e planejamento financeiro (http://educacao.sebrae.com.br) para aprender conceitos e técnicas de gestão para aplicar no seu restaurante. E também pode ligar para 0800-570-0800 e agendar um atendimento presencial na unidade do Sebrae mais próxima para conversar com um dos nossos consultores.
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
temos um restaurante, e movimento oscila muito, tem dia que vende razoavel outro dia vende pouco, as despasas são muito alta, já faz seis meses que abrimos e até hoje não tivemos lucro. desconfiamos , que é má admiinistração,por isso peço ajuda ao Sebrae
Prezada Gecione
Algumas orientações sobre como fazer o cálculo do retorno do seu investimento acesse:
https://becocomsaidasebrae.wordpress.com/?s=retorno+do+investimento
https://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/08/13/qual-o-prazo-ideal-para-retorno-do-investimento/
Se tiver alguma dificuldade, ligue para 0800-570-0800 e agende um atendimento presencial, na unidade do Sebrae mais próxima de você, para conversar com um consultor financeiro.
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
Gostaria de saber se minha empresa está obtendo lucro.
E como sabe se já entrou o valor investido que foi de 7.0000 +_ e tem 1 ano, e entrou neste ano 17. e algummm
Prezada Michele Cristina
Realmente o lucro em uma empresa não vem por acaso (http://acdematos.wordpress.com/2009/08/26/o-lucro-nao-vem-por-acaso/) e para poder gerenciar melhor é fundamental que você domine todos os seus custos (http://acdematos.wordpress.com/2009/10/09/custos-ou-voce-domina-ou-sera-consumido-por-eles/), que você tenha o preço de venda dos seus produtos e serviços (http://acdematos.wordpress.com/2009/10/30/calculo-de-preco-de-venda/) adequados aos seus custos e a sua necessidade de gerar lucro.
Quanto a prospecção de clientes (https://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2009/02/12/como-prospectar-clientes/), (https://becocomsaidasebrae.wordpress.com/2008/12/01/10-erros-numa-campanha-de-publicidade/).
Se inscreva no curso on line, gratuito – Análise e planejamento financeiro (http://educacao.sebrae.com.br) para que possa aprender os conceitos e técnicas de gestão empresarial para aplicar na sua empresa.
Sempre que precisar você pode agendar um atendimento presencial com um dos nossos consultores em gestão empresarial na unidade do Sebrae mais próxima de você através do 0800-570-0800. Estamos à sua disposição.
Sucesso
Beco com Saída
Vivianne Vilela
Gostaria de saber se minha empresa esta tendo lucro ou prejuizo, se estamos sabendo administrar, e qual a melhor forma de chamar clientes?
Gostaria de saber se o atendimento pessoal do SEBRAE é gratuito?
Eu já fiz o curso e gostaria de rebeber nomento o qrquivo para baixar pois perdir o que eu tinha e agora vou utilizar…
Como faço???
Prezado Geiziel
Temos um curso on line, gratuito – Análise e Planejamento Financeiro (http://educacao.sebrae.com.br) onde você aprende conceitos e técnicas de gestão financeira que pode aplicar na sua empresa.
Ah temos também um manual Como Elaborar Controles Financeiros que também tem boas dicas, simples que você pode aplicar no seu dia-a-dia.
Sucesso
Beco com Saida
Vivianne Vilela
gostaria d saber como gerenciar melhor minhas finanças com lucros e dispesas
Prezado Daniel
Para saber se a sua loja está no caminho é necessário fazer um diagnóstico e isso demanda um atendimento pessoal para que você possa conversar com um dos nossos técnicos.
Agende um atendimento na unidade do SEBRAE mais próxima de você (0800-570-0800).
Sugiro que se matricule no curso on line, Análise e Planejamento Financeiro (http://educacao.sebrae.com.br) para que possa aprender algumas técnicas de gestão.
Sucesso!
Beco com Saída
Vivianne Vilela
Bom dia,
Gostaria de saber se minha loja está no caminho certo. Tenho muita dúvida se meu negócio é viável.
Daniel P. Rocha