Sequência de Custos….
É preciso dar atenção especial aos impostos e contribuições. Procure no SEBRAE informações complementares sobre esse assunto, especificamente para o negócio que pretende montar. Recomendamos que desde já, desde a elaboração do plano de negócios e também no funcionamento da empresa procure entender e praticar cálculos dos impostos e das contribuições. Procure entender perfeitamente a mecânica de cálculo, de apuração e os efeitos sobre o preço de venda dos produtos e serviços.
- Que impostos e contribuições incidem nas vendas?
- Como são apurados?
- Em que momento?
- Quando devem ser pagos?
- Quais são as opções para pagar menos impostos?
- O que é crédito de imposto?
- Como utilizar o crédito de imposto para reduzir o imposto a pagar?
- Quais os riscos de calcular erradamente os impostos?
- Como tratar os impostos e contribuições no preço de venda?
No entanto, tudo que sua empresa gastar em custos e despesas você deverá receber de volta com a receita obtida de vendas. Mas, como a receita de vendas é resultante da venda de cada unidade de produto, significa que cada unidade de produto comercializada deve pagar parte dos custos e despesas, de modo que, ao alcançar um certo volume de venda, seja produzido um volume de receita suficiente para cobrir todos os custos, despesas e ainda gerar lucro.
Assim, a pergunta é:
– Quanto de custo variável, de despesas fixas, de despesas comerciais e de lucro deve ser considerado no preço de cada produto? Ou seja,quanto a venda de cada produto deve “contribuir” para pagar esses custos e despesas e ajudar a formar o lucro?
Raciocine assim: suponha que em sua empresa haja quatro gavetas com as seguintes identificações:
- Gaveta no 1 – identificada como fornecedores (representando os custos variáveis).
- Gaveta no 2 – identificada como impostos e comissões (representando as despesas comerciais)
- Gaveta no 3 – identificada como estrutura da empresa (representando as despesas fixas)
- Gaveta no 4 – identificada como lucro.
Imagine que cada real que receba de cliente você já faça a divisão.
a) Que parte desse real você deve colocar em cada gaveta para que, no final do mês, tenha em cada uma o equivalente ao que deverá pagar a fornecedores, governo, funcionários e todo o custo fixo e ainda acumular lucro?
b) De cada real recebido, quanto deve depositar na gaveta no 1?
c) Quanto na gaveta no 2?
d) Quanto na gaveta no 3?
e) E quanto na gaveta no 4?
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